segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Visita na ETE Onça

Desde sempre me interesso por questões ambientais, a dois anos lancei uma campanha chamada "Recolha o lixo que um idiota deixou" apesar do péssimo nome o intuito da campanha era que nós pessoas de bem pudéssemos fazer nossa parte e ir um pouco além, trazendo sempre que possível um pouco do lixo deixados em nossas áreas verdes.


O interessante que após o inicio da campanha a questão da educação ambiental virou rotina e todos os dias incansavelmente repito a ação de retirar um lixo, de plantar uma planta, enfim tornar ações pontuais em atividades diárias. 

Sempre que possível desenvolvo atividades voltadas para a questão ambiental em meu ambiente de trabalho, como já é de conhecimento de todos expresso isso em meio aos meus textos. Venho hoje relatar como a questão do lixo é séria, visitei a Estação de Tratamento de Esgoto da COPASA, especificamente a ETE Onça que é considerada a maior estação de tratamento de esgotos da América Latina a adotar a tecnologia de reatores anaeróbios (sem a presença de oxigênio) de fluxo ascendente e manta de lodo. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, esta unidade contribui na melhoria da qualidade das águas dos rios das Velhas e São Francisco.






Eu faço um convite a todos que vão e visite as ETE’s e que levam suas crianças e amigos, pois, o trabalho da COPASA necessita muito da nossa EDUCAÇÃO, a questão ambiental tem que começar a ser levada mais a sério, pois, o nosso futuro é beber água de re-uso, apesar de sermos beneficiados pelos recursos hídricos de nosso país, chegará um momento que esse quadro não poderá ser revertido, se nós não assumirmos nossas responsabilidades.


Três motivos básicos pelos quais justificam a visita:
1º) O visitante tem a oportunidade de verificar na prática todo o processo com uma super aula de educação ambiental e processo de despoluição em sala de aula, com monitores que trabalham na unidade de tratamento super capacitados para esclarecer todas as dúvidas.
2º) O visitante confere in loco todo o processo desde a chegada do esgoto preto, sujo cheio de rato, baratas e milhares de coisas inacreditáveis até o resultado final de água cristalina e 90% mais limpa.

3º) A oportunidade de poder levar crianças e adultos para uma atividade diferente e de cunho educativo, mostrando na prática como funciona a rede de captação de esgoto e como é realizado todas as fases de tratamento.


Aos interessados faço o convite para que possam viver mais de perto a questão do tratamento do esgoto, pois, é super fácil, aberto ao público e gratuito. Se conscientize, a mudança começa por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário